Vereadora Flávia Francischini tem Projeto de Lei aprovado por unanimidade para crianças desaparecidas em Curitiba – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Vereadora Flávia Francischini tem Projeto de Lei aprovado por unanimidade para crianças desaparecidas em Curitiba
Combate à Violência

Vereadora Flávia Francischini tem Projeto de Lei aprovado por unanimidade para crianças desaparecidas em Curitiba


Em setembro, entrou em votação o Projeto de Lei Alerta para Resgate de Pessoas da vereadora Flávia Francischini (União Brasil), na Câmara Municipal de Curitiba, com coautoria da Amália Tortato (NOVO), Sargento Tania Guerreiro (União Brasil) e o Marcos Vieira (PDT). O projeto obteve o voto favorável de todos os vereadores presentes da Casa de Leis. 

A cada dois dias desaparece uma criança no Paraná. No Brasil, desaparecem mais de 100 crianças por dia. Esta metodologia nasceu nos Estados Unidos em razão de uma criança chamada Amber, que ficou desaparecida no Texas. O Projeto estabelece a política municipal de contingência em casos de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes. A ideia do projeto é, através da tecnologia, no momento em que as forças de segurança constatarem um desaparecimento de criança ou adolescente, um alerta é emitido para todos na região através de telefones celulares, rádios, tv, jornais, e até mesmo no Google. 

Segundo a vereadora Flávia Francischini, até os diretores-gerais de portos, aeroportos e terminais rodoviários, os comandantes da Polícia Militar, em especial dos postos das Polícias Rodoviárias, responsáveis pelas praças de pedágios e as Guardas Municipais, Prefeituras e Câmaras Municipais da região metropolitana seriam alertados. “O aviso traria, por exemplo, fotos e características sobre para a identificação do desaparecido”, comentou. 

Segundo a vereadora Amália, esse projeto é uma luta contra o tempo. “Qualquer minuto que a gente consiga ganhar para informar as pessoas que existe uma criança ou um adolescente desaparecido é uma vitória, uma conquista”, diz Amália. 

Sargento Tânia Guerreiro comentou sobre e mostrou sua felicidade em poder participar do projeto. “Meu sonho é que esse projeto estivesse acontecendo não só a nível Curitiba, mas também a nível federal. O nosso país precisa cuidar das nossas crianças para que mães e responsáveis não chorem de saudades sem saber o que está acontecendo com suas crianças”, disse a vereadora Tânia.

O vereador Marcos Vieira parabenizou a vereadora Flávia Francischini e agradeceu a oportunidade de fazer parte da coautoria do projeto. “Quanto mais meios tivermos para facilitar a localização dessas crianças desaparecidas, melhor será”, comenta Vieira, que ainda disse que espera que não aconteça com nenhuma família mas, se acontecer, com essa tecnologia será mais rápido o reencontro. 

O projeto será ainda votado em 2º turno amanhã (14), na Câmara Municipal de Curitiba.