Único setor que cresceu em 2020, agropecuária impediu queda maior do PIB do Brasil – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Único setor que cresceu em 2020, agropecuária impediu queda maior do PIB do Brasil
Economia

Único setor que cresceu em 2020, agropecuária impediu queda maior do PIB do Brasil


Avaliação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considerou o resultado positivo

Mesmo em meio à crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, a agricultura tem desempenhado um importante papel para o Brasil. No começo do mês, os dados do Produto Interno Bruto (PIB ) 2020 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e indicaram um resultado preocupante para o País: uma queda de 4,1%. O desempenho da agropecuária, porém, evitou uma queda mais acentuada do PIB. Com crescimento de 2% no ano, o setor foi o único que apresentou crescimento dentre todos os segmentos econômicos.

Com esse resultado, a CNA afirma que a atividade agropecuária ganhou mais relevância no Produto Interno Bruto brasileiro, aumentando sua participação de 6,7%, em 2019, para 7,1%. Em relação ao agronegócio, que envolve toda a cadeia produtiva, a previsão é de que a participação do setor no PIB total do Brasil suba de 21,4% em 2019 para 24,5% em 2020.

A agricultura na vida do brasileiro

Mas o que esses dados impactam na vida diária dos brasileiros e qual é a real importância da agropecuária para as pessoas? O trabalho diário dos produtores rurais estão presentes em praticamente todos os atos diários dos brasileiros. Ao acordar, o café que tomamos é plantado e colhido por agricultores; ao vestir uma roupa, o algodão utilizado na sua produção também é fruto do trabalho dessas pessoas; ao se locomover ao trabalho, o álcool combustível que movimenta seu veículo (o álcool também está presente na gasolina que consumimos) é feito da cana de açúcar, plantada pelos produtores rurais brasileiros. Isso tudo sem falar nos alimentos que consumimos diariamente.

Nos últimos 40 anos, a agropecuária brasileira evoluiu tanto que passamos de importador para uma das grandes nações provedoras de alimentos. Por conta desse avanço, o preço da cesta básica foi reduzido consideravelmente, beneficiando toda a população brasileira.

Por todos os motivos citados acima, o Brasil Certo é apoiador e incentivador da agropecuária brasileira e valoriza o trabalho de cada produtor e de cada produtora rural do País.