Release Seminário Combate à Violência Política Contra a Mulher – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Release Seminário Combate à Violência Política Contra a Mulher
Combate à Violência

Release Seminário Combate à Violência Política Contra a Mulher


No dia 21 de junho, aconteceu um seminário promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com o Ministério Público Federal, com o intuito de combater a violência política contra a mulher.

Na ocasião, foram debatidas medidas para assegurar o efetivo cumprimento das leis que criminalizam a violência política de gênero e consequente aumento da participação feminina nas esferas do poder.

A vereadora de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, do União Brasil Mulher, e presidente da câmara da cidade, Luciara Amil, fez um discurso marcante no seminário, onde relatou que sofreu violência doméstica, patrimonial, física e sexual. Em sua fala, afirmou que estava ali como uma, mas que representava todas as mulheres que sofreram violência política: “hoje eu sou a voz e a dor de cada uma dessas parlamentares e de tantas outras que não têm as suas vozes ouvidas”.

O evento marcou o lançamento de uma campanha nacional de combate à violência política contra a mulher, por meio de uma parceria entre diversos órgãos. Esta ação se faz extremamente necessária, visto que o projeto Monitora, da revista AzMina, em parceria com o Instituto Update e InternetLab, revelou que as candidatas de 2020 sofreram, em média, 40 agressões verbais diárias em suas redes sociais, direcionadas ao simples fato de serem mulheres, abordando seus corpos, vida sexual e familiares.

Luciara ainda disse que “somos como animais, caçadas, acuadas, caladas, cerceadas em nosso direito de exercermos nosso mandato democraticamente. Qual a diferença de caçar um animal ou caçar uma mulher? Não vejo nenhuma”.

Durante o evento, foi explicado como as vítimas, partidos e cidadãos podem informar ao Ministério Público casos de violência política de gênero, fazendo um registro on-line pelo MPF Serviços.

Por fim, a vereadora Luciara desabafou: “de que adianta criamos e debatermos políticas públicas para as mulheres se as poucas mulheres que conseguem ser eleitas não têm proteção? A política não é ‘lugar’ de mulher, a política é a mulher”.

Fonte:

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/seminario-debate-mecanismos-de-combate-a-violencia-politica-de-genero-e-impactos-do-crime-na-democracia 

Fala da vereadora:

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/65598?a=552447&t=1655843389000&trechosOrador=

Instagram da vereadora:

https://www.instagram.com/luciara.amil/