Projeto de Dayany do Capitão inclui antecedentes criminais em lista de documentos para casamento – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Projeto de Dayany do Capitão inclui antecedentes criminais em lista de documentos para casamento
Competência Pública

Projeto de Dayany do Capitão inclui antecedentes criminais em lista de documentos para casamento


Mesmo que haja antecedentes criminais, o deferimento do casamento não será afetado, salvo em casos muito específicos.

Escrito por: Ingrid Campos, [email protected] 21:45 - 24 de Abril de 2023.

A Câmara dos Deputados recebeu, na última semana, uma proposta da deputada cearense Dayany do Capitão (União) que adiciona mais documentos à lista obrigatória para oficializar as uniões matrimonais.

Tratam-se da certidão de antecedentes criminais e a certidão judicial de distribuição cível e criminal. Para ela, o conhecimento prévio da situação dos cônjuges perante a justiça é importante. 

Na justificativa do projeto, a deputada explica que o objetivo é garantir a ciência do casal sobre o(a) seu/sua parceiro(a), a sim de "manter o equilíbrio entre a proteção dos direitos individuais e a proteção dos interesses públicos e sociais".

Mesmo que haja antecedentes criminais, de acordo com a matéria, o deferimento do casamento não será afetado, salvo "as causas impeditivas e suspensivas”, que são casos muito específicos. 

"É importante deixar claro que o projeto de lei preserva a ideia de que as pessoas que cometeram um crime podem mudar, ou seja, que os condenados podem reconstruir suas histórias e alcançar uma vida digna, plena e produtiva, longe da delinquência e criminalidade", completa Dayany no texto.

Fonte: Diário do Nordeste