O esporte como ferramenta de inclusão social: formando campeões da vida – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

O esporte como ferramenta de inclusão social: formando campeões da vida
Cidadania Responsável

O esporte como ferramenta de inclusão social: formando campeões da vida


O incentivo à prática esportiva em escolas pode mudar a realidade de crianças e jovens, além de formar campeões do esporte e da vida

O esporte vai muito além do glamour das competições profissionais que vemos diariamente na televisão. O papel do esporte em uma sociedade é amplo e tem grande relevância para a inclusão social. Em um país onde nossas crianças e jovens têm pouco acesso à educação, cultura e lazer, muitas vezes acabamos os perdendo quando vão para caminhos reprováveis. Por isso, projetos sociais desempenham um importante papel ao retirar esses jovens das ruas e os colocarem na escola realizando atividades esportivas.

Esses projetos sociais levam jovens a participarem de atividades esportivas no turno contrário ao das aulas e, com isso, incentiva seus participantes a permanecerem na escola durante todo o dia – afastando deles os perigos da rua. Essas atividades os permitem vivenciar um ambiente saudável de amizade, companheirismo, comprometimento e disciplina. A prática de esportes no ambiente escolar, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade, aliada a boas políticas públicas eficientes, que visem a transformação de vidas, pode ser um excelente instrumento de inclusão social, de promoção de cidadania e de incentivo à prática esportiva – o que é importante também para a saúde.

Diversas iniciativas feitas em parceria do setor público com o privado provam que o esporte tem o poder de aumentar a capacidade cognitiva dos alunos e desenvolve também as competências de coletividade, de cooperação e de socialização entre os colegas. A combinação entre educação e esporte também está relacionada a valores, ao estímulo e superação de desafios. Além disso, envolve também o respeito às diferenças e o incentivo ao trabalho em equipe, elevando a autoestima dos alunos e trabalhando sua capacidade de disciplina e de responsabilidade.

Como um bônus, além de proporcionar os benefícios citados anteriormente, projetos sociais esportivos com jovens e crianças criam ainda a possibilidade de formar campeões que representarão o Brasil mundo afora em competições esportivas. Grande parte dos nossos atletas de destaque foram descobertos em programas sociais, que oferecem uma alternativa a esses jovens. Estes, ao se tornarem grandes campeões, inspiram e se tornam exemplos para mais crianças.

“O esporte muda vidas, isso é um fato. Cria valores, desenvolve habilidades sociais, tira crianças das ruas e as leva para a escola em atividades saudáveis e que podem abrir novas possibilidades nas vidas dessas pessoas. O Brasil Certo apoia iniciativas que façam do esporte uma ferramenta de transformação social”, afirma a líder do Brasil Certo, a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), que é presidente do PSL Mulher.

Medalha de ouro da vida

Um dos exemplos de superação no esporte é a atleta de ginástica Daniele Hypólito, primeira atleta brasileira a ganhar uma medalha no mundial da modalidade. A ginasta é a atração principal do evento digital do Brasil Certo, que ocorre nesta sexta-feira, 9 de abril, a partir das 20h. Ela vai bater um papo com a senadora Soraya e contará um pouco de sua história na ginástica, mostrando como a disciplina e a perseverança adquiridas em mais de 30 anos no esporte podem inspirar a luta para salvar vidas na pandemia. Imperdível!

Serviço:

Medalha de ouro da vida – Com Daniele Hypólito

9 de abril – sexta-feira – 20h (Horário de Brasília)

Ao vivo em BrasilCerto.com.br

Realização: Brasil Certo