Mulheres e agro: uma experiência de sucesso – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Mulheres e agro: uma experiência de sucesso
Setores Fortes

Mulheres e agro: uma experiência de sucesso


Cada vez mais as mulheres têm conquistado seu espaço no ramo agropecuário brasileiro e contribuído para o crescimento do setor

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) apontou que as mulheres que atuam no setor são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do segmento — muito acima do registrado na indústria (22%) e na área de tecnologia (20%). Apesar dos avanços, ser mulher no agro é um desafio e requer resiliência, perseverança, dedicação e muita paixão.

A agricultura é o principal motor da economia brasileira. Em 2020, o segmento representou 7,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Se falarmos em agronegócio, que envolve toda a cadeia produtiva, estima-se que a participação do setor suba de 21,4% em 2019 para 24,5% em 2020.

Todos esses números positivos têm a participação de mulheres brasileiras, como a Camila Telles. Aos 26 anos, a produtora rural e empresária, formada em Relações Públicas, dedica sua vida ao setor. Além de administrar sua propriedade rural, ela é uma das mais eminentes influenciadoras do mundo agro na internet. Sua atuação nas redes é voltada para a defesa do segmento, que é um dos pilares da economia brasileira mas que costuma ser alvo de injustos e infundados ataques, as famosas fake news.

Em entrevista para o blog Jacto, Camila afirmou que o agronegócio brasileiro precisa seguir em constante evolução e que a nova geração que atua no setor, a qual se inclui, tem o desafio de produzir cada vez mais usando tecnologias que permitam utilizar o mesmo espaço territorial. Telles ressaltou ainda a importância do agro estar presente nas discussões sobre sustentabilidade.

Outro exemplo da importância da mulher para o agro é Andressa Biata. A pecuarista trabalha em sua fazenda em Mato Grosso do Sul e possui uma empresa de assistência veterinária e representação de produtos para o segmento. Por meio das redes sociais, defende o agronegócio e, por demonstrar toda sua paixão pela pecuária, inspira milhares de pessoas.

Formada em publicidade, Andressa assumiu os negócios da família. A fazenda foi herdada do avô. A mãe dela já demonstrava a força da mulher no agro e esteve à frente da gestão da propriedade nos últimos 10 anos. Em entrevista ao Portal BDO, ela afirma que uma das maiores dificuldades encontradas foi lidar com pessoas. “Eu tinha na cabeça que meu pai era mais respeitado porque era homem. Tive que superar essa ideia e me impor”, ressalta.

Apesar de todos os desafios, o comando das propriedades rurais cada vez mais tem sido assumido por mulheres. A experiência tem sido positiva: especialistas afirmam que elas possuem características de administração importantes na gestão, como controle financeiro e gerencial, além de serem muito abertas às novidades e ao aprendizado.

Da fazenda à defesa do agro nacional

Na próxima segunda-feira, 8 de março, às 20h, Camila Telles e Andressa Biata contarão um pouco de suas histórias no evento digital de lançamento do Brasil Certo, projeto liderado por mulheres que farão parte da transformação do País. O evento “Da fazenda à defesa do agro nacional” destaca a força da mulher na defesa desse motor, que é a principal força da economia brasileira.

Outra presença de peso será a senadora Soraya Thronicke, grande defensora do agro no Congresso Nacional. O evento será transmitido ao vivo pelo site do Brasil Certo