Lançamento do Brasil Certo reúne mulheres inspiradoras para debater política, agronegócio e protagonismo feminino – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Lançamento do Brasil Certo reúne mulheres inspiradoras para debater política, agronegócio e protagonismo feminino
Mulheres no Poder

Lançamento do Brasil Certo reúne mulheres inspiradoras para debater política, agronegócio e protagonismo feminino


Iniciativa quer incentivar mulheres de todo o país a adotar a cidadania responsável para resolver problemas da comunidade de forma criativa e definitiva

Com histórias inspiradoras de mulheres que saíram da fila das que só reclamam e se colocaram como protagonistas da mudança, o projeto Brasil Certo foi oficialmente lançado nesta segunda-feira, 8 de março, no evento digital “Da fazenda à defesa do agro nacional”, realizado ao vivo, diretamente de Dourados/MS. O programa, criado pelo PSL Mulher Nacional, é liderado pela senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) e tem como objetivo inspirar mulheres a construir soluções práticas e definitivas e semear a cidadania responsável, contribuindo para um futuro melhor.

Durante o evento, transmitido pelo YouTube, a senadora Soraya recebeu as produtoras rurais, empresárias e influenciadoras digitais do agronegócio Camila Telles e Andressa Biata para um bate-papo sobre política, agronegócio e a necessidade do Brasil e do mundo em formar lideranças femininas. “Eu agradeço pela confiança de vocês, que não são ligadas à política, mas que toparam participar para que pudéssemos de verdade inspirar mulheres a fazer algo diferente, a ter a coragem de dar a cara a tapa e dizer: aqui vocês serão abraçadas”, destacou a senadora.

Logo no início do evento, Soraya explicou que o Brasil Certo surgiu da necessidade de unir e inspirar a força feminina em um esforço de mudança do Brasil. “Esse projeto nasceu de uma necessidade que nós vislumbramos de inspirar mulheres a acreditar que elas podem, sim, fazer algo. Por mais que tenhamos avançando em legislação, esse espaço ainda não é o que a gente merece”, destaca Soraya.

Já as convidadas contaram suas trajetórias e compartilharam os desafios enfrentados e, principalmente, mostraram como agiram de forma corajosa para enfrentar as adversidades. Camila Telles, que ganhou as redes sociais ao defender o agro de forma direta e até mesmo polêmica, elogiou o programa e agradeceu pelo convite. “Este é um espaço muito importante para falar não somente sobre o agro, mas sobre a nossa trajetória e o nosso propósito, dando sempre a cara a tapa por algo que a gente acredita”, afirmou. “A nossa rotina é puxada, mas as mulheres conseguem fazer isso de botina ou de salto alto. Sempre dão conta!”, acrescentou.

No evento, Camila realizou a palestra “Da fazenda à defesa do agro nacional”, oportunidade em que relatou toda a sua história até chegar à sua situação atual, como empresária, produtora rural, influencer digital, professora da ESPM e colunista do jornal Estadão. Em sua fala, ela mostrou como se posicionar e como fazer sua parte para combater a desinformação que ameaça o agronegócio nacional. Segundo ela, ao se encarar um desafio, não se pode ter medo. “Quando errar não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação”, ela garante.

“Muita gente pergunta por que a gente se expõe tanto. Mas, se eu não tivesse arriscado, não estaríamos hoje conversando sobre um assunto tão importante”, afirmou Camila Telles, hoje proprietária de uma agência voltada à divulgação do agro.

Já a influenciadora e pecuarista Andressa Biata contou que usa as redes sociais para dividir a rotina e que ficou muito feliz e surpresa com o conteúdo do projeto. “Algumas palavras me chamaram muito a atenção, como a proposta de resolver problemas de forma definitiva. Estou muito feliz por estar aqui como parte integrante dessas mulheres do agro. Não quero ensinar ninguém; quero inspirar por meio das redes sociais”, disse ela.

Andressa contou que assumiu o desafio de sair da cidade e ir para o campo tocar a fazenda da família, que já era administrada por outra mulher, sua mãe. Demonstrando muita dedicação e resiliência, a pecuarista afirma que não é fácil ser mulher no agro, mas que tem se dedicado, participado de cursos, investido em tecnologia e se multiplicado para dar conta do recado. “A gente tem que desempenhar todos os papeis e a gente se cobra muito para conseguir cumprir as coisas e cumprir com excelência. Ser mãe, a melhor coisa do mundo; ser esposa; ser profissional; estar na fazenda; estar nas redes sociais... é se dividir em 200. E a gente sempre se cobra sempre. Mas a gente vai tentando fazer o que dá, então a gente tem que sempre aprender a separar o que é importante e o que é urgente. É um desafio como aqueles pelos quais a maioria das pessoas, das mulheres em si, passam, e no agro não é diferente”, explica Biata.

Ao final do evento, a senadora Soraya Thronicke destacou a coragem dessas e de tantas outras mulheres brasileiras de se atirarem e literalmente “abrirem as porteiras” diante da necessidade de descobrirem novos caminhos. “Não tem outro jeito: se queremos um Brasil melhor, precisamos juntar pessoas e unir propósitos. É essa inspiração que quero levar hoje a todas as mulheres do Brasil”, afirmou. “Se você quer um Brasil melhor e quer fazer a diferença, seja bem-vinda ao Brasil Certo. É feito para você, mulher, mas, todos os homens são bem-vindos”, acrescentou.

Não pôde participar do evento? Assista agora pelo link: https://youtu.be/oQYrUjuBHW0

Brasil Certo – Mulheres mudando o Brasil

O projeto Brasil Certo: Mulheres Mudando o Brasil, liderado pela senadora Soraya, tem abrangência nacional e será executado por meio de cursos gratuitos, eventos digitais, kits de mobilização e muito mais.

A senadora douradense, no lançamento do ousado projeto fez questão de lembrar que os eventos não serão direcionados somente para o agro. “Teremos expoentes femininos de todos os setores para conversar com mulheres do Brasil inteiro. Nossa proposta é incentivá-las e dizer que aqui tem espaço para aquelas que querem fazer alguma coisa, mas que não sabem por onde começar.” E convocou mais mulheres e homens a se juntarem ao movimento. “Saia da fila dos que só reclamam e comece a formar grupos para fazer o que é certo. Temos que juntar mulheres e assumir a liderança na construção de um futuro melhor para nossos bairros, nossas cidades e nosso Brasil”, afirma a senadora.

Além dos eventos on-line, com a participação de mulheres brasileiras de todas as regiões, o Brasil Certo também contará com um aplicativo com a oferta de 50 cursos. A proposta é orientar o público feminino sobre como participar da política de forma responsável, defender seus direitos, fiscalizar recursos públicos, mobilizar a comunidade e se comunicar de forma eficaz nas redes sociais.