Imposto Único Federal: a reforma tributária de que o Brasil necessita – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Imposto Único Federal: a reforma tributária de que o Brasil necessita
Economia

Imposto Único Federal: a reforma tributária de que o Brasil necessita


A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a urgência de se resolverem inúmeros problemas que o Brasil carrega há anos. A reforma tributária é um dos grandes gargalos a serem solucionados, pois se arrasta há pelo menos três décadas. A possível criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) causou um mal-estar entre diversos setores econômicos ao distribuir a incidência de impostos entre vários segmentos de produção. 

Esse novo imposto, contudo, em nada resolve a questão tributária; pelo contrário, ele mantém a estrutura burocrática dos impostos declaratórios e um elevado custo de conformidade, contribuindo, assim, para perpetuar a sonegação. Mesmo com tantos fatores pesando contra, tramita, no Congresso Nacional, a PEC nº 45/2019, que prevê a substituição do PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com alíquota estimada em 25%.

Graças à Emenda Substitutiva nº 2 à PEC nº 45, de autoria do presidente nacional do PSL, o deputado federal Luciano Bivar, há um sopro de esperança para que tenhamos um único imposto federal que torne o sistema tributário mais justo e eficiente. 

O projeto do Imposto Único Federal (IUF) substitui tributos como a contribuição previdenciária sobre a folha de salários das empresas, o Cofins, a CSLL, o IOF, o IPI e o Salário-Educação, entre outros, por um tributo que incidiria sobre pagamentos com alíquota estimada em 1,2% no débito e no crédito de todo lançamento nas contas correntes bancárias.

Para a líder do projeto Brasil Certo, a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), o IUF vem para simplificar a coleta de impostos no Brasil, já que a tendência é de queda acentuada nos custos de arrecadação, tanto para o poder público quanto para os agentes privados. 

A Senadora lembra, ainda, que, com a implantação do IUF, a sonegação, a evasão e a corrupção serão reduzidas, dando lugar a um sistema tributário moderno capaz de diminuir a incidência tributária sobre todos os setores e promover a geração e a formalização de empregos tão sonhadas por milhares de brasileiros.