Governança competente: Governo brasileiro atinge a marca de 3 mil serviços digitalizados – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Governança competente: Governo brasileiro atinge a marca de 3 mil serviços digitalizados
Competência Pública

Governança competente: Governo brasileiro atinge a marca de 3 mil serviços digitalizados


Ações de digitalização dos processos governamentais trazem maior eficiência e desburocratização, além de reduzirem custos para a administração do Estado

O Governo Federal atingiu a marca de três mil serviços totalmente digitalizados. De acordo com a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, atualmente, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do Governo já são digitais, e a meta é atingir os 100% até o fim de 2022, fazendo da prestação de serviços cada vez mais rápida e segura. O Auxílio Emergencial, a Prova de Vida, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o Pix, lançado pelo Banco Central, são alguns dos exemplos de serviços digitalizados durante a crise da Covid-19 que vêm beneficiando massivamente a população.

Em março deste ano, o governo lançou o Startup gov.br, com o objetivo de tornar mais célere a transformação digital. O Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, por exemplo, é fruto desse programa e está beneficiando a categoria dos caminhoneiros em todo o país. No Startup gov.br, times multidisciplinares dedicam-se a projetos digitais de grande impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho e entregas mensuráveis.

“Um Estado mais eficiente e desburocratizado é uma das bandeiras do Brasil Certo. Ações de digitalização dos processos governamentais trazem maior eficiência e desburocratização, além de reduzirem custos para a administração do estado. Essas iniciativas contam com o nosso apoio e merecem aplausos”, destaca a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), líder do Brasil Certo.