Fórum Nacional Brasil Certo debate estratégias por maior representatividade feminina em cargos de liderança – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Fórum Nacional Brasil Certo
Eventos

Fórum Nacional Brasil Certo debate estratégias por maior representatividade feminina em cargos de liderança


Mesmo com maior escolaridade, elas ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais. Brasil Certo e PSL Mulher realizam atividades para formar mais líderes femininas

No próximo dia 15 de julho, o PSL Mulher realiza o Fórum Nacional Brasil Certo. O evento reunirá lideranças e representantes do movimento feminino do partido para debater estratégias de atuação para os próximos anos. A iniciativa faz parte do importante trabalho que vem sendo feito desde o lançamento do Brasil Certo, em março deste ano, para promover a liderança feminina em espaços de poder, tendo início na promoção de líderes comunitárias em cidades de todo o país.

A desigualdade de gênero no Brasil é histórica e esse cenário tem sido, apenas discretamente, modificado. Para entender como a representatividade das mulheres ainda caminha a passos tímidos, olhar os números femininos no Poder Legislativo é essencial. Por exemplo, o percentual de parlamentares mulheres em exercício ainda é pequeno, passando de 10,5%, em dezembro de 2017, para 14,8%, em setembro de 2020. No mesmo sentido, o número de vereadoras eleitas foi somente de 16% do total das cadeiras em 2020. Além disso, na Câmara dos Deputados, apenas 15% das posições são ocupadas por mulheres e, no Senado, o número ainda é menor: somente 13%.

Dados como esse colocam o país na desfavorável 142ª posição no ranking de representatividade feminina no parlamento, segundo relatório da ONU e da União Interparlamentar, o qual investigou a situação de 190 países. 

No que diz respeito ao setor privado, mesmo com mais anos de estudo, o número de mulheres em cargos gerenciais retrocedeu nos últimos anos. Em 2019, elas ocupavam 37,4% das chefias, percentual inferior ao ano de 2016, que era de 39,1%. Outro dado negativo é sobre a diferença salarial: mulheres recebiam apenas 77,7% do rendimento dos homens em 2019, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Como as mulheres são maioria na população, a falta de representatividade se mostra ainda maior. Por isso, o Brasil Certo, liderado pela senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), tem atuado para contribuir com a diminuição da desigualdade de gênero, por meio de diversas iniciativas como eventos e palestras, cursos gratuitos, distribuição de kits de mobilização, entre outros.

O Fórum Nacional Brasil Certo ocorrerá em Brasília, no dia 15 de julho, das 20h às 22h, e contará com a participação física de representantes dos comitês estaduais do PSL Mulher, além da de outras participantes, que estarão presentes de forma virtual. “Precisamos amadurecer o debate para aprofundar nossas estratégias para os próximos anos. Em 2022, teremos eleições, e essa é mais uma oportunidade para nos prepararmos para eleger mais mulheres que nos representem nos espaços de poder”, explica a senadora Soraya.

NORMAS SANITÁRIAS RESPEITADAS

Todasas normas de sanitárias serão respeitadas, havendo limite de convidados, distanciamento físico, uso obrigatório de máscara, checagem de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

Anote na agenda:

Fórum Nacional de Lideranças do PSL Mulher

15 de julho – das 20h às 22h (Horário de Brasília)
Transmissão ao vivo pelas redes do Brasil Certo.

BrasilCerto.com.br