Forças Armadas: papel e importância para o Brasil – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Forças Armadas: papel e importância para o Brasil
Brasil Forte

Forças Armadas: papel e importância para o Brasil


Defensor das Forças Armadas, o Brasil Certo explica a função e a missão de Exército, Marinha e Aeronáutica para o país

Você sabia que o Exército Brasileiro esteve presente e desempenhou um importante papel na Segunda Guerra Mundial? Em 1944, cerca de 25 mil Pracinhas, soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), foram enviados para se juntar aos Aliados na Campanha da Itália, e saíram vitoriosos do desafio, marcando na história o nome do Exército Brasileiro.

O heroísmo dos Pracinhas serviu para mostrar a importância das Forças Armadas Brasileiras para a Nação. Mas você sabe qual é a função de cada uma das forças? Continua a leitura que o Brasil Certo vai explicar.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que as Forças Armadas estão inseridas no sistema institucional adotado pela República Federativa Brasileira – a Democracia. Esse sistema militar possui três finalidades: defender a Pátriadefender Poderes Constituídos (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário); e, por iniciativa de quaisquer destes Poderes, garantir a lei e a ordem.

As Forças Armadas são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, sendo classificadas como instituições nacionais, permanentes e regulares. Além disso, são organizadas com base na hierarquia e disciplina.

A Marinha possui como missão principal garantir a defesa da pátria, exercendo também a função de guarda costeira e trazendo segurança na navegação tanto interna quanto externa. Como o Brasil é um país de extensa área aquática, tendo uma fronteira com mais de 8.500km, é nítida a importância desses serviços para nossa segurança.

O Exército, por sua vez, é responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres. No plano interno, é encarregado da garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. É um braço extremamente importante das Forças Armadas, pois tem o poder de proteger o Brasil contra ataques de outros países e de evitar que catástrofes maiores aconteçam. As missões realizadas pelo Exército mantêm o controle social e a harmonia dentro do país.

Enquanto o Exército se incumbe da defesa em território terrestre e a Marinha das águas, a Aeronáutica tem como principal função garantir a segurança da navegação aérea. Com isso, inibem o uso dos céus para fins ilícitos e cooperam com outros órgãos na repressão a crimes e delitos que envolvam o espaço aéreo.

As Forças Armadas são fundamentais para manter o Brasil no caminho certo. Elas garantem que o país seja uma nação em harmonia, que busca a promoção da paz em cada canto do seu imenso território.