Cresce participação feminina no agronegócio do Brasil – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Cresce participação feminina no agronegócio do Brasil
Mulheres no Poder

Cresce participação feminina no agronegócio do Brasil


Diante de tantas mudanças no cenário internacional e brasileiro, o setor agropecuário tem, cada vez mais, se reinventado e buscado desenvolver novas lideranças que busquem construir um futuro ainda melhor para o setor.

A cada edição do programa de desenvolvimento de novas lideranças, o CNA Jovem, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), registra aumento na participação de mulheres. O CNA Jovem, que existe desde 2014, está focado na liderança empreendedora e desafia os participantes a buscarem soluções e propostas inovadoras, para que alcancem maior protagonismo no setor agropecuário. O programa é voltado para jovens entre 22 e 30 anos, com formação técnica ou superior.

Ao observar os participantes, é notável que a representatividade feminina cresce cada vez que o programa ocorre. Na quarta edição, que teve início em 2020 e segue neste ano, a participação feminina superou a masculina. Dos 3.742 jovens inscritos em julho de 2020, 53% eram mulheres e 47% homens.

Depois das fases de classificação e eliminação, as mulheres seguem sendo a maioria, com um total de 51 delas, vindas de todas as regiões do Brasil, contra apenas 29 homens.

De acordo com a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), os números refletem uma maior participação e competência das mulheres que atuam no agronegócio. Cada vez mais, surgem lideranças femininas engajadas com os diferentes setores da nossa sociedade. Um desses exemplos é a produtora rural Andressa Biata, que tem sido uma mulher forte e guerreira na defesa do agronegócio brasileiro.