Burocracia é um dos maiores entraves para empresários brasileiros – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Burocracia é um dos maiores entraves para empresários brasileiros
Economia

Burocracia é um dos maiores entraves para empresários brasileiros


Brasil Certo defende medidas de incentivo e apoio às empresas brasileiras

As micro e pequenas empresas (MPE) representam 99% dos negócios brasileiros, são responsáveis por 30% de toda a produção no país e empregam 55% dos trabalhadores formais do Brasil – de acordo com dados da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. Por isso, o Brasil Certo defende medidas para tornar essas empresas ainda mais competitivas. 

Em 2020, ainda com os efeitos da pandemia, as MPE criaram quase o dobro de empregos se comparadas às empresas de médio porte, o que fortalece sua importância na retomada da nossa economia no período pós-pandemia. Médias e grandes empresas também contribuem para a geração de empregos e com a economia em geral. Elas também devem ser incentivadas e muito valorizadas.

Mas o que é essa tal burocracia que o Brasil Certo busca combater?

A palavra burocracia é formada pela união das palavras “bureau”, escritório em francês, com “kratos”, que significa regra no grego. Representa os procedimentos para se obter algo. No Brasil, porém, esses procedimentos sempre existem em excesso, o que prejudica o ambiente de negócios brasileiro, no qual empresários perdem muito tempo e muitos recursos no levantamento de documentos.

Para se ter uma ideia, o Brasil é recordista mundial em tempo gasto pelas empresas para pagar impostos. Além disso, os empresários são obrigados, por lei, a guardarem altos volumes de folhas de papel todos os meses. 

O excesso de burocracia faz com que o Brasil ocupe a 124ª posição no relatório Doing Business 2020, ranking global publicado pelo Banco Mundial todos os anos. O documento avalia as leis e as regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em 190 países.

Mas como podemos fazer para incentivar nossas empresas a seguirem investindo para se tornarem ainda mais competitivas? O Brasil Certo defende políticas de fomento e crédito para esse segmento. Por isso, o caminho é a implementação de medidas estruturantes, como um sistema tributário mais simples e com uma carga menor para os empregadores brasileiros, além de mais liberdade, mais crédito e mais apoio, para dar estrutura e maior competitividade e produtividade aos empreendedores.

“Precisamos que os empresários brasileiros tenham mais tempo e possam investir mais recursos no trabalho e na modernização de suas empresas, e a burocracia e a alta carga de impostos pesa nas costas dos geradores de emprego no Brasil. Por isso, o movimento feminino Brasil Certo defende a liberdade econômica e a desburocratização do Estado brasileiro”, destaca a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), líder do Brasil Certo e presidente do PSL Mulher.