Brasil gera 280.666 novos postos de trabalho com carteira assinada em maio – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Brasil gera 280.666 novos postos de trabalho com carteira assinada em maio
Economia

Brasil gera 280.666 novos postos de trabalho com carteira assinada em maio


Em plena retomada da economia, já foram criados mais de um milhão de empregos formais em 2021

O Brasil criou 280 mil novos empregos com carteira assinada no mês de maio. O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. Com mais um resultado positivo, o número de empregos formais gerados nos cinco primeiros meses do ano chega a 1,23 milhão.

A quantidade de vagas preenchidas no mês de maio resulta da diferença entre 1,54 milhão de contratações e 1,26 milhão de demissões. O crescimento é abrangente e tem se consolidado em diversos setores da economia e nas cinco regiões do país. Em maio de 2020, o país registrou a perda de 373 mil postos formais de trabalho em razão das restrições impostas pela Covid-19.

Os cinco grupos de atividades pesquisadas tiveram resultado positivo em relação ao número de postos ocupados no quinto mês do ano. No setor do comércio, 60 mil; na indústria geral, 44 mil; na agropecuária, 42 mil; na construção, 22 mil; e, no setor de serviços, foram gerados 110 mil postos de trabalho. Neste último, o segmento de alojamento e alimentação teve boa recuperação. No comércio, foi significativa a participação dos supermercados.

Regiões e Unidades da Federação

Todas as 27 Unidades da Federação tiveram saldo positivo de empregos. No Sudeste, foram criados 161 mil postos; no Nordeste, 37 mil; no Sul, 36 mil; no Centro-Oeste, 26 mil; e, no Norte, 17 mil.

Para a região Norte, maio foi o melhor mês do ano na geração de empregos, havendo destaque para o estado do Pará, onde foram criados 8 mil postos de trabalho. Em relação ao Nordeste, maio mostrou o segundo melhor desempenho do ano, com destaque para a Bahia (a qual teve 10 mil vagas ocupadas).

O setores que mais utilizam o BEm, o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o primeiro é o de serviço, seguido pelos segmentos de comércio e indústria. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados onde há mais acordos.

A notícia é boa notícia e mostra que o Brasil tem tudo para retomar o caminho do crescimento. O Brasil Certo segue com a missão de trabalhar para fortalecer o progresso e levar mais qualidade de vida para o povo brasileiro.