Brasil Certo: Precisamos fortalecer o combate à corrupção – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Brasil Certo: Precisamos fortalecer o combate à corrupção
Combate à Corrupção

Brasil Certo: Precisamos fortalecer o combate à corrupção


Indicador de corrupção da Transparência Internacional constata que Brasil está estagnado no combate à corrupção e em um índice ruim.

O Brasil Certo é um programa para mulheres que querem defender o Brasil – e lutar contra a corrupção é defender o Brasil. Este trabalho precisa ser intensificado, pois, de acordo com o Índice de Percepção da Corrupção (IPC), principal indicador de corrupção do mundo, realizado pela Transparência Internacional, o Brasil segue estagnado e em patamar ruim, com 38 pontos no combate à corrupção. Em 94ª num ranking de 180 países e territórios, seguimos atrás de países como Colômbia, Turquia e China.

A corrupção é um câncer que deve ser combatido. Esta prática traz diversos malefícios à sociedade. Em primeiro lugar, recursos que poderiam ser aplicados à saúde, educação e segurança pública são desviados para o bolso de corruptos. Além disso, a corrupção também causa outros diversos males para um país, como impactos econômicos, descrédito internacional, ineficácia dos serviços públicos prestados à população, sensação de impunidade, entre outros. O IPC, por exemplo, é a referência mais utilizada no mundo por tomadores de decisão dos setores público e privado para a avaliação de riscos e planejamento de suas ações. Por este motivo, uma colocação ruim, como a que o Brasil se encontra, traz consequências.

Por outro lado, o Brasil Certo defende que o combate à corrupção promove o crescimento econômico e o progresso do país – ao gerar empregos e reduzir a desigualdade social, entre outros efeitos positivos, ele melhora o atendimento aos cidadãos brasileiros.

Por isso, temos realizado iniciativas para unir pessoas na luta contra esse mal que tanto prejudica o Brasil. Além da realização de eventos digitais que contam histórias inspiradoras e debatem sobre temas importantes, no site do Brasil Certo estarão disponíveis mais de 50 cursos, inclusive sobre combate à corrupção, que visam fortalecer a liderança feminina nesse processo de transformação do país.

“Acreditamos que essa batalha tem que ser feita com a participação das pessoas, com a presença feminina, por meio da cidadania responsável. Por meio dos cursos e eventos do Brasil Certo, vamos levar conhecimento para que nossos cidadãos e cidadãs se coloquem como protagonistas da mudança”, explica a líder do Brasil Certo, senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), presidente do PSL Mulher.

Clique aqui e conheça os cursos do Brasil Certo.