Brasil Certo: precisamos fortalecer a economia brasileira – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Brasil Certo: precisamos fortalecer a economia brasileira
Setores Fortes

Brasil Certo: precisamos fortalecer a economia brasileira


Leia a matéria e conheça os setores vitais para a economia do país

Setores produtivos geram uma economia forte e um crescimento contínuo. Essa também é uma das missões do Brasil Certo – movimento feminino que trabalha para promover o progresso do Brasil. Por isso, é importante conhecer e valorizar os principais setores econômicos brasileiros. Apesar da crise enfrentada nos últimos anos, nossas principais atividades econômicas, como o agronegócio, o setor de serviços, a indústria e o comércio, continuam colaborando nos resultados de mercado.

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, e sua diversidade econômica é enorme devido às inúmeras riquezas naturais no território e a um clima favorável para a produção agropecuária – que é um ótimo exemplo de setor que chegou a significativos resultados que elevaram o PIB brasileiro. Com esse cenário de oportunidades, são desenvolvidos no Brasil negócios nos setores primário, secundário e terciário. Mas o que significa cada um desses setores?

Setor primário: atividade produtiva de matéria prima para o abastecimento de indústrias. Está vinculado ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária assim como ao extrativismo vegetal, animal e mineral. Responde por grande parte das exportações brasileiras.

Setor secundário: atividade produtiva ligada ao sistema industrial. Entre suas principais atividades, estão a produção de máquinas e equipamentos, bens de consumo, geração de energia, construção civil e outras. Atua no processamento de produtos oriundos do setor primário e na distribuição de produtos em grandes quantidades.

Setor terciário: setor que apresentou grande crescimento nos últimos anos. Está relacionado à prestação de serviços e ao comércio em geral. Advogados, contadores, profissionais liberais em geral, comércios varejista e tecnológico são alguns exemplos de prestadores de serviços e negócios ligados ao setor terciário. 

É importante ressaltar que a produção de um setor alavanca outros segmentos produtivos e estimula a economia. A cadeia produtiva da agropecuária, por exemplo, influencia a indústria no desenvolvimento de novas tecnologias como: a mecanização e uso de colheitadeiras, a criação de sementes mais produtivas e a elaboração de defensivos agrícolas mais eficazes e seguros. 

Além disso, as matérias primas oriundas do agro incrementam a produção de roupas, produtos têxteis, cosméticos e medicamentos. Desse modo, a indústria estimula os comércios interno e externo, além de outros setores produtivos do país.

Por isso, O Brasil Certo trabalha para fortalecer setores para gerar uma economia pujante. Defendemos, ainda, não só medidas econômicas que estimulem a agricultura e a indústria como também a adoção de uma economia que permita aos produtores rurais e urbanos uma maior liberdade no momento de produzir e de comercializar produtos – além da redução de burocracias e impostos. 

“O Brasil Certo acredita que todos os setores econômicos devem ser apoiados. Por isso, o Brasil Certo defende uma economia liberal, com menos amarras estatais, com menos impostos e com mais incentivos. Com tais medidas, e economia brasileira será bastante beneficiada, com setores mais fortes e autônomos”, explica a líder do projeto, senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), presidente do PSL Mulher.