Brasil Certo apoia iniciativas que incentivem a liderança feminina – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Notícias

Brasil Certo apoia iniciativas que incentivem a liderança feminina
Mulheres no Poder

Brasil Certo apoia iniciativas que incentivem a liderança feminina


Nubank, empresa brasileira pioneira em serviços bancários, quer 50% das vagas de gestão ocupadas por mulheres até 2025

As mulheres são maioria na população brasileira. Segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2019, a população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres. Consequentemente, elas também são maioria no eleitorado do país. Além disso, a presença feminina nas universidades brasileiras e na produção de artigos científicos também é maior do que a dos homens.

Esses números, porém, ainda não refletem na presença feminina em cargos de gestão, tanto no setor público como nas empresas privadas. Um dos principais objetivos do Brasil Certo, projeto para mulheres que buscam valorizar a liderança e o empoderamento feminino, é promover iniciativas que leve mais mulheres a posições estratégicas.

Um bom exemplo de iniciativa que valoriza a importância da mulher vem do Nubank, uma das principais startups brasileiras no setor de serviços financeiros. A empresa atua como operadora de cartões de crédito e fintech - empresa que oferece serviços relacionados a dinheiro de terceiros, só que a custos bem mais baixos que os de bancos convencionais. A previsão do Nubank é ter 50% dos seus cargos de gestão ocupados por mulheres até 2025 e visa contratar 3.300 profissionais do sexo feminino no período. 

Atualmente, 39% dos cargos de gestão do Nubank são ocupados por mulheres, mas segundo afirmou Cristina Junqueira ao site Valor Investe, “a ideia é tornar a empresa a mais igualitária do setor de tecnologia da América Latina, ou quem sabe do mundo todo" afirmou a cofundadora da companhia.

O Brasil Certo incentiva programas como esse, e quer inspirar e colocar mulheres onde elas quiserem e incentivar a liderança feminina no mundo corporativo brasileiro. Além de capacitá-las, o projeto também apoia iniciativas, tanto do Poder Público quanto da iniciativa privada que tenham como objetivo a igualdade de gênero no mercado de trabalho. 

Além de fornecer cursos gratuitos no site oficial do projeto, o Brasil Certo também tem realizado eventos digitais que contam a história de mulheres empreendedoras bem sucedidas que são exemplos de sucesso e de empoderamento. No seu primeiro evento, o tema foi a mulher no agronegócio e contou com a presença de duas influenciadoras do mundo agro, Camila Telles e Andressa Biata. E vem muito mais por aí.

“Brasil Certo é um projeto que vai inspirar mulheres de bem a construir soluções práticas em cada uma das cidades brasileiras. Por isso, é importante que cada vez mais empresas brasileiras criem programas que promovam a igualdade nos seus negócios. A participação feminina em cargos de gestão sempre se mostra positiva e deve ser incentivada. No Brasil Certo, temos promovido a liderança feminina por meio de cursos gratuitos e eventos digitais com mulheres empreendedoras; fique de olho na nossa programação de eventos digitais a ser realizada ainda nesse primeiro semestre de 2021”, é o que informa a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), que além de presidente do PSL Mulher é líder do Brasil Certo.