Educação – Brasil Certo
Logo Brasil Certo
Vamos conectar mulheres de bem
para resolver os problemas da cidade de forma criativa e prática?
Logo Brasil Certo

Você sabe como funciona a divisão entre os três Poderes da República?

Lançamento do Curso Conservadorismo e Liberalismo Econômico

Editoria: Educação

No curso 5, Conservadorismo e Liberalismo Econômico, que faz parte da trilha de conhecimento Democracia Responsável, você vai estudar os conceitos que envolvem as visões liberal e conservadora e entender como elas podem influenciar a política, a economia e as relações sociais. Na aula, você verá comparações, características e diferenças entre as linhas de pensamento....

No curso 5, Conservadorismo e Liberalismo Econômico, que faz parte da trilha de conhecimento Democracia Responsável, você vai estudar os conceitos que envolvem as visões liberal e conservadora e entender como elas podem influenciar a política, a economia e as relações sociais.

Na aula, você verá comparações, características e diferenças entre as linhas de pensamento.

Tudo isso de forma simples, leve e bem didática.  E o melhor, é tudo de graça! 

Acesse agora. Com conhecimento, você está um passo à frente.

Lançamento do Curso Orçamento Público

Editoria: Educação

No curso 4, Orçamento Público, que faz parte da trilha de conhecimento Democracia Responsável, você vai estudar o orçamento público no Brasil e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nessa aula, você vai aprender o que é orçamento público e qual a sua composição no sistema brasileiro. Vai estudar, ainda, os princípios orçamentários e a Lei...

No curso 4, Orçamento Público, que faz parte da trilha de conhecimento Democracia Responsável, você vai estudar o orçamento público no Brasil e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nessa aula, você vai aprender o que é orçamento público e qual a sua composição no sistema brasileiro. Vai estudar, ainda, os princípios orçamentários e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Tudo isso de forma simples, leve e didática.  E o melhor: é tudo de graça!  Acesse agora: Curso Orçamento Público

Mapa para o sucesso: Brasil tem 134 milhões de usuários de internet

Editoria: Educação

Número crescente de usuários e sua natureza democrática e acessível tornam a internet e as redes sociais ótimas oportunidades para quem quer alavancar sua carreira e conquistar seguidores O brasileiro está cada dia mais conectado: 134 milhões de pessoas já acessam a internet no país, e isso equivale a três em cada quatro brasileiros. Esses...

Número crescente de usuários e sua natureza democrática e acessível tornam a internet e as redes sociais ótimas oportunidades para quem quer alavancar sua carreira e conquistar seguidores


O brasileiro está cada dia mais conectado: 134 milhões de pessoas já acessam a internet no país, e isso equivale a três em cada quatro brasileiros. Esses dados foram obtidos pela pesquisa TIC Domicílios 2019, o mais relevante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizado pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.


Segundo o estudo, 74% dos brasileiros acessaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses. Se considerarmos aqueles que utilizam aplicativos com necessidade de conexão à internet, como o do Uber ou de outros serviços de delivery, por exemplo, o número é ainda maior: 79%. O crescimento médio nos últimos dez anos de pessoas conectadas é de 3,3% ao ano.


Outra pesquisa revela que, somente em 2020, o número de usuários de redes sociais cresceu 40%. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo nessas plataformas, com uma média diária de 3h31min de uso, atrás apenas das Filipinas (média de 3h54min) e da Colômbia (média de 3h45min).


Esses dados, com o número crescente de usuários e a natureza democrática e acessível do mundo virtual, tornam a internet e as redes sociais ótimas oportunidades para quem quer alavancar sua carreira e conquistar seguidores. Hoje, o plano cibernético é o maior palco do debate político. Nele, políticos e possíveis candidatos a cargos eletivos têm utilizado seus esforços na divulgação de suas ideias e de seu trabalho. Por esse motivo, é um importante local para a divulgação de atos sociais, realização de ações beneficentes, humanitárias.


Nas eleições de 2018, as redes sociais já foram protagonistas e grande parte dos candidatos eleitos pelo próprio PSL e por outros partidos fizeram campanhas quase que exclusivamente de forma on-line. Há pouco mais de um ano das eleições de 2022, o cenário das redes continua sendo de grande relevância. Por isso, aquele que estiver bem antenado às técnicas e tendencias já larga um passo à frente.


O Brasil Certo é um projeto que busca capacitar novos líderes, especialmente mulheres, a buscarem um Brasil melhor. Para isso, tem disponibilizado cursos on-line 100% gratuitos, que estão abertos a todos os que têm fome de conhecimento.


Reconhecendo a importância das redes, o Brasil Certo disponibilizou o curso Redes Sociais, que faz parte da sua trilha Comunicação e Marketing Digital. O curso contém aulas sobre Instagram e Facebook. As aulas trazem exemplos práticos de aplicação no universo da política e de liderança comunitária, sendo o curso ideal para qualquer pessoa que anseie uma candidatura nos próximos anos.


“Com o foco voltado à mulher, O Brasil Certo quer capacitar novas lideranças. Esse curso irá ensinar como se comunicar de forma mais efetiva nas redes sociais. Além disso, trará as técnicas básicas de cada uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil”, explica a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), presidente do PSL Mulher e líder do Brasil Certo.

Os cursos são gratuitos, totalmente digitais e fornecem certificado de conclusão aos alunos. Além de temas na área de comunicação e marketing digital, o Brasil Certo também tem levado ao público aulas sobre democracia, combate à corrupção, orçamento público, direitos e deveres do cidadão brasileiro e muito mais.

Acesse BrasilCerto.com.br/cursos e comece agora sua capacitação!

Você sabe como funciona a divisão entre os três Poderes da República?

Editoria: Educação

No Brasil, o poder é dividido em Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que um fiscaliza a atuação do outro. De dois em dois anos você precisa ir às urnas para escolher representantes para comandarem a nação. São eleições para prefeitos e vereadores ou para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República, eleitos...

No Brasil, o poder é dividido em Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que um fiscaliza a atuação do outro.

De dois em dois anos você precisa ir às urnas para escolher representantes para comandarem a nação. São eleições para prefeitos e vereadores ou para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República, eleitos para mandatos de quatro anos.  Mas você realmente sabe por que isso acontece e quais são os papéis de cada um desses cargos? Continue a leitura que o Brasil Certo lhe explica.

O Brasil é uma República Federativa, uma forma de governo na qual o povo é soberano, governando o Estado por meio de representantes escolhidos pelo voto. Em uma república, o poder é divido em três órgãos distintos, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Cada um tem suas funções definidas e fiscaliza a atuação do outro.

A divisão do poder em três órgãos foi criada pelo filósofo francês Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis”. É o chamado sistema de freios e contrapesos. Em sua teoria, os poderes são independentes entre si, mas suas atribuições se inter-relacionam, servindo de freios e contrapesos para que nenhum deles domine totalmente uma esfera de poder, e, assim, a democracia seja garantida. Esse sistema ocorre com funções distintas e não hierárquicas, tornando os três órgãos harmônicos, ao funcionarem em conjunto, e independentes para cumprirem seus papéis.

Como funciona na prática?

Executivo: O Poder Executivo, como já diz o nome, é aquele que executa as leis criadas pelo Poder Legislativo. Ele é representado pelo presidente da República no governo federal, pelos governadores nos estados e no Distrito Federal e pelos prefeitos nos municípios. Suas funções são administrar interesses do povo, governar segundo o interesse público, tornar as leis  efetivas, dividir, entre os três níveis de governo (municipal, estadual e federal), a gestão de saúde, educaçãosegurança, entre outras. 

Legislativo: Todos os nossos direitos, como o direito à saúde, à educação, à moradia digna e ao voto e todas as nossas liberdades individuais são definidos por leis. E quem cria essas leis? O Poder Legislativo. Entre outras atribuições, cabe a ele transformar as demandas da sociedade em normativos e fiscalizar o Poder Executivo. O Legislativo é representado por vereadores nos municípios, deputados estaduais nos estados e deputados federais e senadores no país. Todos eleitos pelo povo.

Praticamente todas as propostas feitas pelo presidente, pelos governadores ou pelos prefeitos precisam ser aprovadas pelo Legislativo. Por isso, é importante que os poderes atuem de forma independente e harmônica, devendo se equilibrar e se fiscalizar nos níveis federal, estadual e municipal.

Judiciário: O Poder Judiciário tem a função de garantir os direitos individuais, promover a justiça e resolver conflitos que surgem na vida em sociedade. Ele deve interpretar as leis que são criadas pelo Legislativo e colocadas em prática pelo Executivo, julgando os cidadãos que não as cumprem.

O Poder Judiciário está dividido em diversos órgãos hierarquicamente organizados. O mais alto nível consiste no Supremo Tribunal Federal (STF) órgão onde são tomadas decisões que afetam diretamente a vida do povo brasileiro, como aborto e legalização de drogas. Abaixo do STF estão o Superior Tribunal de Justiça (STJ), os juízes e tribunais regionais federais, os juízes e tribunais militares e os juízes e tribunais dos estados, do distrito federal e dos territórios.  

Cursos gratuitos

Quer saber mais sobre os Poderes da República e outros aspectos do nosso governo de forma prática e simples, em vídeos que não passam de cinco minutos? Faça os cursos gratuitos do Brasil Certo. São mais de 50 opções que vão mostrar como participar da política de forma responsável, defender seus direitos, fiscalizar recursos públicos, mobilizar sua comunidade, se comunicar de forma eficaz nas redes sociais e muito mais! 

Entre as trilhas de conhecimento oferecidas pelo Brasil Certo estão Democracia Responsável, Governança Competente, Combate à Corrupção e Comunicação e Marketing Digital. Clique aqui e conheça todos os cursos do Brasil Certo.